sábado, 12 de março de 2016

Luas de Júpiter

      Io

   Imagine uma lua com tamanho e composição muito próximos dos da nossa Lua,mas cuja superfície parece uma pizza derretida.Imagine uma lua que orbita tão longe do seu planeta como a Lua está na Terra,mas que gira ao redor deste planeta não em 28 dias como o satélite da Terra,mas em 1,7 dia.Bem vindo a Io,a mais interna da quatro luas galileanas gigantes.
   Como a nossa Lua,Io tem uma face sempre voltada ao seu planeta.Se você pudesse ficar nessa face e olhar para cima,que vista você veria!Júpiter e seus anéis de nuvens multicoloridas e turbulentas ocupariam quase um quarto do céu.Júpiter é tudo na vida dessa lua.Ele a domina como nenhum outro planeta domina seu satélite.É um domínio que tem consequências extraordinárias e drásticas para a lua pizza.



     Europa

   Europa é lisa.Realmente lisa.De longe,parece exatamente com uma bola branca de um jogo de bilhar.Digamos que você pegue uma caneta e escreva nessa bola de bilhar.Se Europa fosse reduzida ao tamanho dessa bola,nenhum relevo de sua superfície seria mais alto do que a espessura de tinta.Desprovida de montanha ou vales - ou mesmo crateras - Europa é o maior ringue de patinação do Sistema Solar.
   A lua de gelo de Júpiter a cada 3,6 dias,é a segunda mais distante entre as quatro luas galileanas gigantes.
   Embora de longe pareça inexpressiva e enfadonha,de perto é um mundo,realmente,muito diferente.De fato,depois de Marte,Europa é considerada o mundo mais fascinante do Sistema Solar.



   Ganimedes

Luas são menores que planetas.Certo?Este não é o caso da lua de Júpiter,Ganimedes,que é maior do que Mercúrio.Medições feitas pela sonda espacial Galileo,da NASA,indicam que a lua gigante possui interior de metal e rocha envolto por uma espessa crosta gelada.Essa crosta tem muitas crateras e é cruzada por estranhos sulcos e cordilheiras,que foram descritos como marcas de pneus no deserto.Estas sugerem que a crosta está cisalhando,curvando e torcendo,algo que poderia acontecer se,como na Terra,o material sob a crosta fosse um líquido.Esse líquido pode ser gelado lamacento.
   Ganimedes completa uma volta em torno de Júpiter a cada sete dias.A terceira lua mais distante entre as quatro luas descobertas por Galileu em janeiro de 1610.Notavelmente,em algum momento pode ter havido muitos outros satélites gigantes.


    Calisto

   Um dia,se os humanos sobreviverem a uma catástrofe ambiental,haverá uma base tripulada em Calisto.Por quê?Porque Calisto,a mais exterior das quatro luas galileanas,é o único dos grandes satélites cuja órbita está além dos cinturões mortais de radiação de Júpiter.É o local mais seguro do qual se pode explorar o sistema de Júpiter.
   A terceira maior lua do Sistema Solar,depois de Ganimedes e da lua de Saturno,Titã,Calisto é um dos mundos mais esburacados que se conhece.A Galileo da NASA revelou que o interior da lua é feito majoritariamente de rocha e gelo.Como Europa,ela pode ter um oceano líquido sob sua superfície.
   Com outras luas galileanas,Calisto teve um papel chave na vida do cientista italiano Galileu e em seu confronto direito com a Igreja Católica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário